quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

KALARIPAYATTU

Kalaripayattu é uma arte marcial nativa do estado de Kerala, no sul da Índia. Originada há 1.000 anos A.C., acredita-se ser um dos métodos mais antigos da Ásia e é a base que se desenvolveram muitas das práticas de artes marciais tanto na Ásia como ao redor do mundo, incluindo até mesmo o Kung Fu. O mestres de Kalaripayattu são chamados de “Kalaris”. É uma forma de arte marcial que visa separar o ego da alma, onde a pessoa se torna valente e experimenta a alegria de estar em um caminho espiritual. Gerando uma experiência psico-espiritual que transforma o ser. A filosofia e poesia dessa arte é baseada no conceito de sincronia entre a mente e o corpo. 
Sua prática envolve 4 estados progressivos de treinamento – os exercícios físico-mental, os chamados Melthari, Armas de Madeira ou Kolthari ; Armas de Metal ou Ankathari e o Combate Desarmado, o chamado Verumkaiprayogam. As artes marciais buscam o conhecimento interno do seu próprio corpo, baseia-se nos conceitos culturais sobre a relação corpo-mente, saúde e bem-estar que são semelhantes aos conceitos de Yoga eAyurveda. Envolve a arte do saber e ativa 107 pontos de energia no corpo, que são usados para corrigir o fluxo de energia. Busca transformar o praticante em não apenas um guerreiro, mas em um ser auto-curador que também pode curar outros com o seu conhecimento de poderes de cura.
Na arte marcial Kalaripayyatu há um tipo especial de massagem curativa, a Kallari. A massagem Kallari ajuda aqueles que sofrem de fraquezas, tais como reumatismo, paralisia, dor nas costas, pressão alta, problemas musculares, asma, agitação, depressão etc. A massagem ajuda o sistema de auto defesa do corpo e aumenta a imunidade às mudanças ambientais, dando equilíbrio e força de vontade ao paciente. A massagem trabalha com o princípio de aplicar certa pressão no local onde há altas concentrações de energia no corpo. Isso inclui técnicas de balanceamento dos chakras, resultando em uma fusão de energia divina universal (Céu, Vento, Fogo, Água e Terra) com o Prana. Seus benefícios são amplos, sendo até mesmo uma mudança de vida e uma iluminação à mente.
O estilo moderno de vida atual fez com que muitos se esquecessem do que o corpo é capaz de fazer quando tratado holisticamente. Nós temos ouvido a frase “O seu corpo é o templo” por milênios, mas mesmo assim não levamos isso muito a sério. Na maior parte do tempo você sofre entre a vida que você quer viver e a vida que você leva. O ensinamento é que depende de você, do seu interesse para focar no seu físico e na sua mente, explorar os aspectos defensivos e os aspectos espirituais, que incluem meditação, massagem e as práticas tradicionais. Como Lucius Anneus Seneca diz, “O desejo pela cura sempre foi a metade da saúde”. FONTE: ograndejardim.com
O kalari payattu inclui pancadas, pontapés, agarramentos, formas predefinidas, técnicas com armamentos e métodos de cura.[2] Variantes regionais são classificadas de acordo com a posição geográfica em Kerala. Estes são:
  • O estilo do norte de Malaialese;
  • O estilo do sul do Tamil;
  • O estilo central do interior de Kerala.
O estilo do norte é baseado no princípio de técnicas duras, enquanto o estilo do sul segue basicamente as técnicas suaves, embora ambos os sistemas utilizam conceitos internos e externos.
Algumas das lutas coreografadas de kalari payattu podem ser aplicada à dança[2] e bailarinos kathakali que conheciam as artes marciais foram creditados como muito melhores do que os outros artistas. Algumas escolas de dança indiana tradicional ainda incorporam o kalari payattu como parte de seu regime de exercícios  
FONTE: pt.wikipedia.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário