A cerimônia do chá é um evento tradicional realizado em uma escola de Kung Fu, onde mestre e alunos partilham um momento de reflexão e introspecção enquanto o aluno mais velho prepara o chá a ser partilhado.
Por regra, não deve haver qualquer comunicação verbal durante esta cerimônia, justamente para permitir que haja o melhor aproveitamento dos demais sentidos e melhorar a percepção da cerimônia e, principalmente, a compreensão do que ocorre naquele momento.
É importante mencionar que esta cerimônia deve ser feita sem qualquer interrupção, e não deve ser realizada com urgência ou pressa. Também, alguns utensílios são necessários para a preparação e realização da cerimônia, como uma xícara própria para cada indivíduo e um lenço; além dos utensílios necessários para a preparação do chá pelo mestre.
A IMPORTÂNCIA DA CERIMÔNIA DO CHÁ
Todos esses detalhes têm um significado e devem ser respeitados, fundamentalmente para preservar a tradição – tão preciosa em nossa escola – bem como o propósito da própria cerimônia, que é propiciar um momento singular onde mestre e alunos despendem um tempo na contemplação e reflexão do momento.
Em eventos importantes como os exames anuais de graduação e a cerimônia do chá, citada acima, costumam-se fazer os juramentos do Kung Fu.
De modo geral, um juramento é a confirmação solene de uma promessa, de boa vontade, vinculando as intenções de quem faz o juramento a uma pessoa ou entidade nos termos do próprio juramento. Quando feito, é imprescindível que as palavras proferidas sejam uma manifestação genuína das intenções.
Assim sendo, diante dos valores praticados e desenvolvidos dentro do sistema hierárquico da nossa escola, seguem os nove juramentos do Kung Fu que são feitos em nossas cerimônias:
1 – Eu me comprometo a treinar corpo e espírito para a paz;
2 – Eu me comprometo a reverenciar nossos ancestrais, respeitar mestre, professores e colegas;
3 – Eu me comprometo a não ser falso e seguir o caminho da verdade;
4 – Eu me comprometo a persistir no aperfeiçoamento físico, mental e espiritual;
5 – Eu me comprometo a ser paciente e humilde, galgando um a um os degraus do conhecimento;
6 – Eu me comprometo a contribuir para que nosso meio não ofereça abrigo aos mal intencionados;
7 – Eu me comprometo a respeitar as demais filosofias e artes marciais;
8 – Eu me comprometo a zelar pelo respeito devido ao Kung Fu;
9 – Eu me comprometo a ser exemplo vivo da filosofia e da ética dos mestres.
FONTE: https://apukungfu.com.br/a-cerimonia-do-cha-e-os-juramentos-do-kung-fu/
Nenhum comentário:
Postar um comentário