Olá amigos, Kin Lai! Nessa postagem,vamos falar de Mortal Kombat, um dos jogos de luta mais aclamados de todos os tempos, assim como Street Fighter e The king of Fighter, figurou nas principais casas de fliperamas dos anos 90. Mas esse clássico dos jogos de luta, se diferenciava pelos gráficos que eram mais próximos de cenas reais, com personagens e cenários mais obscuros. Outra diferença eram os Fatality no momento de encerrar a luta rs muito insano pra época. Esse jogo também foi marcante para os proprietários de Mega Drive e Super Nintendo. Era um cartucho obrigatório. Repleto de personagens marcantes com Sub Zero, Liu Kang, Scorpion, Raiden, Sônia e muitos outros. Vale lembrar também do filme que saiu em 1995, o melhor filme adaptação de um jogo já feito até então. Muito legal nessa franquia de jogos é a quantidade de personagens com estilos diferentes de artes marciais.
Mortal Kombat
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Logótipo
original do torneio Mortal Kombat
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Gênero(s)
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Desenvolvedora(s)
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Midway
Games (1992-2009)
NetherRealm Studios (2010-presente) |
Publicadora(s)
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Midway
Games (1992–2009)
Warner Bros. Interactive Entertainment (2009-presente) |
Distribuidora(s)
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Warner Bros
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Criador(es)
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Compositor(es)
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Plataforma de origem
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Primeiro título
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Mortal Kombat
8 de Outubro de 1992 |
Último título
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Mortal Kombat X
14 de abril de 2015 |
Spin-off(s)
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Jogos de acção-aventura, adaptações
cinematográficas (longas e curtas), série de TV e de web, banda desenhada,
teatro, jogos de cartas coleccionáveis
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Mortal Kombat é uma série de jogos criados pelo estúdio de Chicago da Midway Games. Em 2011, depois da falência da Midway, a produção de Mortal Kombat foi adquirida pela Warner Bros,
tonando-se de seguida na Netherealm. A Warner detém actualmente os direitos da
série.
A produção do
primeiro jogo foi baseada na ideia original que Ed Boon e John Tobias tinham em fazer um jogo em que participasse Jean-Claude Van
Damme, mas a ideia foi deixada de parte, e em vez disso foi criado Mortal
Kombat, um jogo de luta com temas de fantasia e ciência, lançado em Outubro de
1992. O jogo original, gerou muitas sequelas, vários jogos de
acção-aventura, filmes (animados e live-action com a sua sequela) e séries de televisão
(animadas e live-action). Outra média inclui banda desenhada, jogo de
cartas e a Mortal
Kombat: Live Tour, um teatro de artes marciais com personagens da série.
A série é
conhecida pelos altos níveis de violência sangrenta, incluindo mais
notavelmente, as Fatalidades (movimentos finalizadores, que requerem uma sequência de botões e
movimentos para serem executadas). As Fatalidades, em parte, levaram à criação
da ESRB, o sistema norte-americano que classifica os videojogos. O próprio nome da
série também é conhecido por usar a letra "K" em vez da letra
"C", isto para o "C" ter
um som mais forte, criando intencionalmente um erro de soletração para a palavra
"combat", assim bem como para outras palavras com o som rígido C para
os jogos posteriores da série. Os primeiros jogos são reconhecidos
especialmente pelos seus sprites realisticamente digitalizados (os jogos contemporâneos usam sprites desenhados manualmente) e o uso
extensivo de troca de palete para criar novos personagens.
Juntamente com Street Fighter da Capcom e Tekken da Namco, Mortal Kombat tornou-se uma das mais influentes e
mais bem sucedidas séries de jogos de luta na história dos vídeojogos. Em Abril
de 2015, depois do lançamento de Mortal Kombat X, a série já tinha vendido mais de 35 milhões de
unidades.
Jogabilidade
Os três jogos
originais e as suas atualizações, Mortal
Kombat, Mortal Kombat II, Mortal Kombat 3, Ultimate
Mortal Kombat 3 e Mortal
Kombat Trilogy, têm um estilo de combate em 2D. os primeiros dois foram jogados nas máquinas arcade com um joystick e cinco botões: soco
forte, soco leve, chute forte, chute leve e bloquear/defender. Mortal Kombat 3 e as suas atualizações acrescentou um
novo botão, "correr". Os personagens nos primeiros jogos Mortal
Kombat jogam de uma maneira
virtualmente idêntica de uns para os outros, com a unica diferencça a ser os
movimentos especiais. Através da década de 1990, a Midway Games manteve o mesmo estilo com quatro botões de ataque para as diferentes
ordens de socos, chutes e bloqueios. Mortal
Kombat: Deadly Alliance mudou o estilo, ao
diferenciar os movimentos de cada personagem e a dar-lhes múltiplos estilos de
luta. Começando em Deadly
Alliance até Mortal
Kombat: Deception, cada um dos personagens possuem três estilos de luta: dois sem arma e um
armado. As poucas exceções surgiram em Mortal
Kombat: Armageddon, como nos personagens
chefes de aspecto monstro como Moloch e Onaga, que apenas têm um estilo. Enquanto que a maior parte dos estilos usados na série são baseado em artes marciais reais, alguns são fictícios. Por exemplo, os estilos de Goro, foram desenhados para
tirarem vantagem do facto dele ter quatro braços. Em Armageddon, os estilos foram
reduzidos para o máximo de dois por personagem (geralmente um com arma e outro
sem arma), devido ao número acrescido de personagens jogáveis. Mortal
Kombat vs. DC Universe baixou a tendência dos
múltiplos estilos em favor da dar a cada personagem mais movimentos especiais,[mas alguns deles ainda têm vários estilos de luta. Em Mortal Kombat (2011) regressou o plano de luta em 2D, apesar dos personagens terem sido
moldados em 3D; ao contrário dos antecessores MK,
cada um dos quatro botões no comando representa um ataque de um membro
correspondente.
De acordo com Ed Boon, co-criador de Mortal
Kombat, que "desde o inicio, uma das coisas que nos separou de outros
jogos de luta é os movimentos tontos que pusemos [nos jogos], como as bolas de
fogo e os movimentos mágicos, por assim dizer."Quando perguntado se Street Fighter da Capcom poderia alguma vez fazer
um jogo crossover com Mortal Kombat, o
produtor de Street Fighter Yoshinori Ono chamou a Mortal Kombat um jogo muito diferente de Street Fighter, "acho que
Mortal Kombat vs. Capcom poderia acontecer, mas Mortal Kombat vs. Street
Fighter, um. Ponto de interrogação" O diretor de comunicação da Capcom comparou as duas séries, quando
perguntou ao entrevistador se ele preferia a "precisão e
profundidade" de Street
Fighter ou o "gore e a comédia" de Mortal Kombat; também
acrescentou que a rivalidade entre Street
Fighter e Mortal Kombat era considerada similar à que teve a Coca-Cola com a Pepsi durante os anos '90. Hans Lo, produtor de Mortal
Kombat vs. DC Universe, disse que Street
Fighter "é um pouco mais
técnico" em comparação com Mortal
Kombat. Em 2013, Boon nomeou o seu hipotético "MKvsSF" como o seu
sonho para um jogo crossover. Em 2014, Boon disse que a sua companhia permanecia em contacto com a
Capcom, mas ninguém conseguiu resolver a incompatibilidade de que Mortal Kombat é mais brutal que Street Fighter.
Mortal Kombat: Deception e Mortal Kombat: Armageddon contém o modo "Konquest", um
jogo de acção-aventura que expande significativamente a experiência de um
jogador. Ambos tem também mini-jogos distintos como "Chess Kombat",
um jogo de acção-estratégia similar a Archon. Dois
outros, "Puzzle Kombat" inspirado em Puzzle Fighter e
"Motor Kombat" inspirado em Mario Kart,
contém versões muito deformadas dos personagens de Mortal Kombat. Os
jogos também têm vários conteúdos desbloqueáveis e "truques"
escondidos
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